Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Lula poderá ser o último bastião de uma ideia de mundo baseada na democracia”, diz Walfrido Warde

Advogado vê riscos para a democracia em casos de vitórias de Donald Trump, nos Estados Unidos, e Marine Le Pen, na França.

O advogado Walfrido Warde diz que a guerra declarada pelo bilionário Elon Musk contra o STF e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está relacionada a um fenômeno maior: a ascensão global da extrema direita, em confronto com a democracia liberal. “Se Donald Trump vencer nos EUA e Marine Le Pen na França, o presidente Lula será, gostem ou não dele, com seus acertos e desacertos, o último bastião político de uma ideia de mundo baseada na democracia e na alteridade de pensamento e de discurso”, postou Warde, no X. “Isso explica o embate de escala global que já se trava e que tem como ponto de fuga o nosso STF, que, nesse caso, tende a se tornar primeira e última linha de defesa jurídico-política dessa ideia de mundo. O Brasil, portanto, é o olho do furacão”, acrescentou. Saiba mais:

Agência Brasil – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nesta terça-feira (9) no Supremo Tribunal Federal (STF) que representantes da rede social X no Brasil sejam ouvidos no inquérito aberto contra o empresário norte-americano Elon Musk, proprietário da empresa.

Em parecer enviado ao ministro Alexandre de Moraes, Gonet disse que é preciso esclarecer se Musk tem poderes para determinar a publicação de postagens.

“O Ministério Público Federal entende pertinente que os representantes legais da rede X no Brasil sejam ouvidos para esclarecer se Elon Musk detém, nos temos dos estatutos da empresa, atribuição para determinar a publicação de postagens na rede referida e se o fez, efetivamente, com relação a perfis vedados por determinação judicial brasileira em vigor”, afirmou Gonet.

Mais cedo, Moraes negou pedido da rede X para isentar sua representação brasileira de ser afetada por decisões judiciais tomadas no Brasil. A empresa queria que somente a sede internacional respondesse em possíveis processos.

No último final de semana, Moraes abriu um inquérito para investigar o empresário Elon Musk. Em postagens publicadas na plataforma, Musk criticou o ministro Alexandre de Moraes e a Corte, além de sugerir que iria desobedecer ordens judiciais contra a plataforma.

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/lula-podera-ser-o-ultimo-bastiao-de-uma-ideia-de-mundo-baseada-na-democracia-diz-walfrido-warde