Sobre Tebet, que não havia sido avisada sobre a escolha, aliados de Lula argumentam que ministros não têm participado das indicações para comandar empresas vinculadas às pastas.
Em meio às diferentes versões envolvendo a indicação de Marcio Pochmann para a presidência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o presidente Lula (PT) tem manifestado nos bastidores sua contrariedade em relação às críticas direcionadas à escolha do economista. Segundo informações de interlocutores próximos ao presidente e ouvidos pela Folha de S. Paulo, Lula está incomodado com as insinuações de que Pochmann poderia, no IBGE, manipular dados e índices econômicos do instituto. De acordo com aliados, o presidente Lula considera uma falta de respeito supor que Pochmann poderia fazer algo do tipo.
Com o intuito de encerrar a polêmica e proteger Pochmann de ataques até a sua assunção em 15 de agosto, relata a reportagem, Lula instruiu o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), a confirmar o nome do economista em uma coletiva de imprensa à saída do Palácio do Alvorada na última quarta-feira (26).
Houve contestações em relação à versão de que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, tenha sido desprestigiada na escolha. Segundo interlocutores do presidente, seus colegas de governo não costumam participar da definição dos comandos de empresas vinculadas aos seus ministérios, citando exemplos como Petrobrás, Embratur e Correios. Ressaltam ainda que Tebet não apresentou nomes de sua preferência para o cargo no IBGE, que até então era ocupado por um interino.
Mesmo assim, algumas vozes no governo acreditam que Pimenta pode ter agido precipitadamente ao confirmar a escolha antes de informar Tebet, o que gerou descontentamento e interpretações de falta de sintonia no governo.
Apesar das ponderações, petistas defendem Pochmann como um economista sério e técnico, elogiando sua nomeação para a presidência do IBGE. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, exaltou a escolha do economista em suas redes sociais, destacando sua capacidade intelectual e olhar aguçado para as pesquisas na área social.
FONTE:
https://www.brasil247.com/brasil/lula-se-irritou-com-ataques-a-pochmann-e-determinou-que-pimenta-antecipasse-indicacao