“Vamos criar condições para ajudar o gasoduto”, disse o presidente brasileiro, que teve um encontro com representantes do governo da Argentina.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pode ajudar para investimentos em projetos energéticos da Argentina. O governo argentino busca dinheiro para construção de um gasoduto ligando o campo de Vaca Muerta, um dos principais do mundo, à divisa com o Rio Grande do Sul.
“Empresários brasileiros têm interesse no gasoduto, estão interessados nos fertilizantes que têm na Argentina, no conhecimento científico e tecnológico. Se há interesse e nós temos um banco de desenvolvimento para isso, eu quero dizer que nós vamos criar condições para ajudar o gasoduto”, disse Lula, que está na Argentina e teve um encontro com o presidente Alberto Fernandez.
De acordo com o presidente brasileiro, é preciso uma relação “de paz, produtiva” entre os dois países.
Em seu discurso, Lula destacou também a importância da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (Celac) para a integração do continente latino-americano. Lula pediu que a Venezuela e Cuba sejam tratados com “carinho” – os dois países sofrem retaliação dos Estados Unidos.
FONTE:
https://www.brasil247.com/economia/lula-sinaliza-busca-de-acordo-em-projeto-de-gasoduto-argentino