Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Maduro oficializa estado da “Guiana Essequiba” e divulga novo mapa da Venezuela

Presidente anunciou medidas em discurso à Assembleia Nacional Venezuelana, assista.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou, nesta terça-feira (5), a criação de uma “Zona de Defesa Integral” no território de Essequibo, em disputa com a Guiana, além de designar o major-general Rodríguez Cabello como “autoridade única da Guiana Esequiba”. O líder venezuelano propõe a oficialização do estado da Guiana Esequiba como parte do país.

Neste contexto, Maduro também divulgou o novo mapa da Venezuela, cujo desenho atualizado inclui o território de Essequibo como pertencente ao país. O líder venezuelano anunciou tais medidas durante um discurso à Assembleia Nacional do país. Confira a fala de Maduro:

“Assumindo a minha responsabilidade como chefe de Estado, como chefe de governo, como comandante-em-chefe das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas, e estendendo meus braços a toda a sociedade venezuelana para o diálogo, a consulta e o consenso, eu assumo a responsabilidade de um conjunto de ações e decisões que passo a anunciar:

– Se cria a Zona de Defesa Integral Guiana Essequiba, com 3 áreas de desenvolvimento integral;

– Designo, em título provisório, até que seja votada e aprovada a Lei Orgânica, ao Major General Rodríguez Cabello como autoridade única da Guiana Essequiba, e terá sua sede política e administrativa em Tumeremo.

– Procederemos a publicar e levar a todas as escolas secundárias e universidades do país o novo mapa da Venezuela com a decisão de domingo. [Essequibo] não está mais rasurado no mapa, este já é o mapa completo da Venezuela.”

FONTE:

https://www.brasil247.com/americalatina/maduro-oficializa-estado-da-guiana-essequiba-e-divulga-novo-mapa-da-venezuela