Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Maioria dos brasileiros vê melhorias pessoais e nacionais em 2024, aponta pesquisa

No entanto, há preocupações persistentes com a inflação, indica levantamento da FEBRABAN/IPESPE.

Uma pesquisa da FEBRABAN, divulgada nesta segunda-feira (6), revela que a maioria dos brasileiros mantém uma visão otimista sobre o futuro pessoal e do país, apesar de preocupações persistentes com a inflação. De acordo com o levantamento realizado pelo IPESPE, 70% dos entrevistados acreditam que suas vidas pessoais irão melhorar em 2024, enquanto 56% esperam melhorias na situação geral do país.

O estudo, que entrevistou 2 mil pessoas em todas as cinco regiões do Brasil entre os dias 17 e 22 de abril, também mostrou que a inflação continua sendo uma grande preocupação, com 70% dos participantes percebendo um aumento nos preços dos produtos nos últimos seis meses. Este número, embora elevado, é menor do que o pico de preocupação registrado em dezembro de 2022, que foi de 79%.

Entre os jovens de 18 a 24 anos e os moradores do Nordeste, o otimismo é ainda mais marcante, com 83% e 77%, respectivamente, esperando melhorias em suas vidas. O estudo também destacou que a saúde foi apontada como a principal prioridade para ações governamentais, seguida por emprego e renda e educação.

Adicionalmente, a pesquisa avaliou a percepção dos brasileiros sobre outros aspectos econômicos e financeiros, como endividamento, uso do Pix, e programas como o Saque Aniversário do FGTS e o Crédito Consignado. O Pix, por exemplo, é quase unanimemente aprovado, com 95% dos brasileiros favorecendo esta forma de pagamento.

O Saque Aniversário do FGTS é conhecido por 88% dos entrevistados, e 27% já fizeram uso deste benefício. Em relação ao crédito consignado, 52% consideram-no uma boa alternativa, com 22% dos brasileiros já tendo recorrido a este tipo de empréstimo.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/maioria-dos-brasileiros-ve-melhorias-pessoais-e-nacionais-em-2024-aponta-pesquisa#google_vignette