Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Massa reconhece peso do marketing brasileiro na virada sobre Milei

Massa reconhece peso do marketing brasileiro na virada sobre Milei

Três publicitários brasileiros tiveram participação mais decisiva na campanha do ministro e candidato peronista.

Com os amigos do governo brasileiro com quem o ministro da Fazenda e candidato peronista à Presidência argentina, Sergio Massa, conversou no domingo, ele atribuiu à campanha conduzida por publicitários brasileiros parte importante da virada que lhe permitiu passar ao segundo turno à frente do radical liberal Javier Milei.

Além da comparação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, a campanha foi bem-sucedida em explorar os desarranjos da economia durante a campanha, como a sobrevalorização do dólar, à proposta de dolarização de Milei. O desafio do segundo turno será o de enfrentar a pressão por mais detalhes de seus planos, particularmente, em relação à sobrevida de subsídios como de das contas de água e luz.

A percepção, na campanha de Massa, é que o marketing político brasileiro, em função do bolsonarismo, especializou-se em enfrentar a extrema-direita. Já o havia feito, com sucesso, na eleição de Gustavo Petro, na Colômbia, e, sem êxito, na de Efraín Alegre, no Paraguai.

Três publicitários brasileiros tiveram participação mais decisiva na campanha. São eles: Raul Rabelo, ex-sócio de Sidônio Palmeira, marqueteiro de Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia participado da campanha de Fernando Haddad à Presidência em 2018, Otávio Antunes, que fez a campanha estadual petista em São Paulo, e Halley Arrais, igualmente com passagem por campanhas petistas de Haddad, Dilma Rousseff e Edegar Preto, no Rio Grande do Sul.

FONTE:

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/10/23/massa-reconhece-peso-do-marketing-brasileiro-na-virada-sobre-milei.ghtml