Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Mercadante pode assumir a presidência do Conselho da Petrobras, com Prates sendo mantido na presidência executiva da empresa

Neste desenho, o economista também seguiria à frente do BNDES.

Um novo acordo está sendo discutido para a Petrobras em meio às conversas sobre uma possível mudança na liderança da empresa. Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, está sendo considerado para assumir a presidência do Conselho de Administração da estatal, segundo fontes do serviço Broadcast.

Este arranjo proposto visa liberar o atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para concentrar-se nas operações da companhia, enquanto Mercadante ocuparia um papel de mediação no conselho, ajudando a resolver conflitos entre a diretoria e os indicados pelo governo.

Prates permaneceria no conselho de administração, se concretizada essa solução, representaria uma mudança significativa na gestão da crise atual da Petrobras, substituindo Pietro Mendes, secretário executivo de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia, considerado um dos elementos centrais da crise.

Essa alternativa também colocaria um representante direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Conselho da Petrobras, visando estabilizar a situação e evitar mais problemas políticos na alta administração da empresa. Neste modelo, Mercadante permaneceria à frente do BNDES.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/mercadante-pode-assumir-a-presidencia-do-conselho-da-petrobras-com-prates-sendo-mantido-na-presidencia-executiva-da-empresa