Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Milei recebe faixa de Fernández e toma posse como presidente da Argentina

Milei realizou o juramento no Congresso Nacional e recebeu do agora ex-presidente argentino, Alberto Fernández, a faixa e o bastão presidencial.

 O extremista de direita Javier Milei foi declarado oficialmente presidente da Argentina na manhã deste domingo (10). A cerimônia de posse começou por volta de 11h15. Ele realizou o juramento no Congresso Nacional e recebeu do agora ex-presidente argentino, Alberto Fernández, a faixa e o bastão presidencial.

Milei, economista de extrema direita e uma figura polêmica na cena política argentina, assume o cargo de presidente em meio a um caótico processo de formação de gabinete e uma transição desordenada. Após receber o mandato presidencial, ele se dirigirá à esplanada em frente ao Congresso para falar com seus apoiadores.

Milei deve apresentar detalhes de suas reformas, privatizações, aumentos de tarifas e mudanças no sistema de trabalho e previdência social. As reformas, embora não tenham sido detalhadas em sua totalidade, incluirão a redução de ministérios de 18 para 9, mudanças na legislação fiscal e reformas no mercado de trabalho.

A posse de Javier Milei conta com a presença de líderes internacionais, incluindo personagens da extrema direita internacional, como Jair Bolsonaro, o líder do VOX Santiago Abascal, o Rei Felipe VI da Espanha, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o presidente do Chile, Gabriel Boric..

O futuro do governo de Milei agora dependerá de sua capacidade de negociar com o Congresso e de lidar com os desafios econômicos que enfrenta a Argentina. As reformas e mudanças anunciadas prometem ser controversas e gerarão debates acalorados no país nos próximos meses.

FONTE

https://www.brasil247.com/americalatina/milei-recebe-faixa-de-fernandez-e-toma-posse-como-presidente-da-argentina