Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Modi é reeleito por unanimidade como primeiro-ministro da Índia

Primeiro-ministro indiano iniciará terceiro mandato.

Narendra Modi, da Índia, foi formalmente eleito nesta sexta-feira (7) pelos parlamentares de sua Aliança Democrática Nacional (NDA, na sigla em inglês) para ser primeiro-ministro por um histórico terceiro mandato consecutivo, à medida que a nação mais populosa do mundo retorna ao governo por coalizão.

Modi formará um novo governo e tomará posse no domingo às noite.

É a primeira vez em uma década que o partido de Modi, o Bharatiya Janata Party (BJP), precisa do apoio de partidos regionais para formar o governo. O partido, que tinha uma confortável maioria nos dois mandatos anteriores, garantiu apenas 240 assentos na câmara baixa do parlamento, muito aquém dos 272 necessários para governar sozinho.

A NDA ganhou 293 assentos no Lok Sabha de 543 membros, e a aliança INDIA, liderada pelo partido centrista Congresso de Rahul Gandhi, ganhou mais de 230, superando as previsões.

Parlamentares do BJP e seus aliados, incluindo o Telugu Desam Party (TDP) e o Janata Dal (United), votaram por unanimidade para que Modi se tornasse o líder na primeira reunião da aliança após a contagem dos votos e a declaração dos resultados em 4 de junho.

O nome de Modi foi proposto pelo ministro da Defesa cessante Rajnath Singh, apoiado e endossado por outros ministros e líderes de partidos da aliança.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/modi-e-reeleito-por-unanimidade-como-primeiro-ministro-da-india