Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Moro deve ser condenado tanto na Justiça do Paraná quanto no TSE

Se o tribunal de terceira instância decidir pela cassação, vão ser necessárias novas eleições com o objetivo de preencher a cadeira do ex-juiz suspeito no Senado.

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) deve ser condenado tanto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ação que pode cassar seu mandato do ex-juiz declarado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22) pelo colunista Tales Faria. “A expectativa é que o Moro seja condenado lá (Paraná) e cá (TSE)”, disse.

Independentemente do resultado, o senador poderá recorrer ao TSE. Caso o tribunal de terceira instância decida pela cassação, vão ser necessárias novas eleições com o objetivo de preencher a cadeira de Moro no Senado. As ações judiciais pediram a cassação da chapa eleita. Por consequência, a perda do mandato também atingiria os dois suplentes do senador.

O Partido Liberal (PL) ajuizou uma das ações do TRE-PR. A outra foi elaborada pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. As legendas acusam Moro de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação em sua campanha para o Senado.

Em dezembro do ano passado, a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná deu um parecer favorável à decretação de inelegibilidade de Moro.

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/moro-deve-ser-condenado-tanto-na-justica-do-parana-quanto-no-tse