Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Mudança de paradigma”: ajuda do governo federal ao RS é exemplo de socorro a vítimas de crises climáticas, diz Lula

“A partir de agora não apenas o Rio Grande do Sul, mas qualquer região que tiver um problema climático terá que ter uma ação especial”, afirmou o presidente.

O presidente Lula (PT) participou nesta quarta-feira (29) do anúncio de uma nova série de medidas para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Entre as ações estão novas linhas de financiamento para empresas, ampliação do crédito rural e nova linha de crédito para o financiamento de estudos e projetos no estado.

Em seu discurso, Lula voltou a dizer que a tragédia climática no Rio Grande do Sul e a ajuda fornecida pelo governo federal representa uma “mudança de paradigma” no enfrentamento a eventos climáticos. Ele també disse que o Executivo federal trabalha em um plano de prevenção de desastres. “Nós mudamos o paradigma de tratar os problemas climáticos nesse país. A partir de agora, não apenas o Rio Grande do Sul, mas qualquer região que tiver um problema climático terá que ter uma ação especial, e é por isso que nós estamos trabalhando a construção de um plano antecipado para que a gente tente evitar que as coisas [tragédias climáticas] aconteçam nesse país”.

“Temos consciência de que muitas vezes e em muitos outros momentos históricos o governo anunciou medidas, foi cheio de boa vontade, mas depois passa o tempo e as medidas não acontecem rapidamente, o dinheiro não chega, as obras não acontecem. Então a nossa preocupação nesse momento é fazer com que não haja qualquer empecilho burocrático que atrapalhe as decisões do governo acontecerem na ponta”, acrescentou. “A gente não pode tratar um desastre como aquele no Rio Grande do Sul como a forma normal que a gente vinha tratando outros eventos nesse país”.

O presidente ressaltou que tem “vários ministros” representando o governo federal no estado gaúcho, como Paulo Pimenta, destacado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República para a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. “Nós temos a obrigação de ajudar o Rio Grande do Sul a se recuperar. É esse o compromisso nosso com o povo gaúcho, com o governador do estado, com os prefeitos. E para isso o Pimenta está lá a 100km/h para visitar todos os municípios. O Pimenta tem ordem para, se a burocracia demorar um dia para liberar 1 centavo, ele tem que ligar e cobrar, porque nós temos que fazer as coisas acontecer. Quem tem fome tem pressa, mas quem perdeu suas coisas, sua rota, sua casa, sou roupa, seus animais e seus familiares tem muito mais pressa. E é esse o compromisso do governo.

FONTE: https://www.brasil247.com/regionais/sul/mudanca-de-paradigma-ajuda-do-governo-federal-ao-rs-e-exemplo-de-socorro-a-vitimas-de-crises-climaticas-diz-lula