Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Nassif aponta a “volta do jornalismo de esgoto e a guerra dos índices” no caso Pochmann no IBGE

Nassif aponta a “volta do jornalismo de esgoto e a guerra dos índices” no caso Pochmann no IBGE

“O medo desse pessoal não é com a manipulação de índices, mas com a elaboração de novos índices, podendo comprometer a sua própria manipulação de conceitos”, diz o jornalista.

O jornalista Luis Nassif, editor do GGN, reagiu ao movimento da imprensa corporativa de atacar o novo presidente do IBGE, Marcio Pochmann. Para ele, “o medo desse pessoal não é com a manipulação de índices, mas como a elaboração de novos índices, bem embasados academicamente, podendo comprometer a sua própria manipulação de conceitos”.

“O que poderia ser uma crítica técnica ao pensamento de Pochmann, tornou-se um caso de linchamento público desmoralizante para o jornalismo da Globo. Após a primeira suspeita lançada, seguiu-se um festival de ataques de jornalistas analfabetos econômicos, zurrando como sábios contra os estudos de Pochmann, sem a menor noção sobre o papel do IBGE ou sobre temas tratados por Pochmann e sobre a própria biografia de Pochmann, ‘acusando-o’ de ter posições ideológicas. E Roberto Campos Neto? Esse tem posição técnica”, escreve Nassif. (Leia a íntegra no GGN)

FONTE:

https://www.brasil247.com/midia/nassif-aponta-a-volta-do-jornalismo-de-esgoto-e-a-guerra-dos-indices-no-caso-pochmann-no-ibge