Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Nassif: política industrial marca o primeiro gol de 2024 com medidas anunciadas por Alckmin

País vai tributar veículos elétricos importados e subsidiará a produção interna, além de permitir depreciação acelerada para novos investimentos em bens de capital.

O jornalista Luís Nassif afirmou que a política industrial brasileira marcou seu primeiro “gol” de 2024 com as medidas anunciadas pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB): tributação sobre importação de veículos elétricos; subsídios à produção interna de veículos elétricos; depreciação acelerada para novos investimentos em bens de capital.

“Com o imposto de importação, o veículo importado ficará mais caro. Ou sairá da margem do importador, ou acaba a importação. Se há um imposto penalizando as importações e outro estimulando a produção interna, o que fará o fabricante chinês, ou alemão, ou americano? Passará a produzir no Brasil. Nesse caso, ajudará a impulsionar o PIB. É a mesma lógica da depreciação acelerada”, avaliou Nassif.

Leia a íntegra no GGN.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/nassif-politica-industrial-marca-o-primeiro-gol-de-2024-com-medidas-anunciadas-por-alckmin?tbref=hp