Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Netanyahu diz que Israel age contra o Irã para se defender

Biden responde ao aliado afirmando que os EUA apoiam Israel diante das “ameaças” do Irã.

Israel se preparou na quinta-feira (4) para a possibilidade de um ataque retaliatório após a ação terrorista que empreendeu matando generais iranianos em Damasco nesta semana.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que o país prejudicará “quem nos prejudicar ou planejar nos prejudicar”, informa a Reuters.

As declarações de Netanyahu foram feitas depois que as forças armadas de Israel anunciaram que estavam suspendendo as licenças para todas as unidades de combate, um dia depois de terem dito que estavam mobilizando mais tropas para as unidades de defesa aérea.

A possibilidade de o Irã retaliar Israel levantou o espectro de uma guerra mais ampla, embora duas fontes iranianas tenham dito que a resposta de Teerã seria calibrada para evitar a escalada.

“Por anos, o Irã tem agido contra nós tanto diretamente quanto por meio de seus procuradores; portanto, Israel está agindo contra o Irã e seus procuradores, defensivamente e ofensivamente”, disse Netanyahu no início de uma reunião do gabinete de segurança na quinta-feira à noite.

“Sabemos como nos defender e agiremos de acordo com o simples princípio de que quem nos prejudica ou planeja nos prejudicar, nós os prejudicaremos”, disse ele.

A Casa Branca disse que o presidente dos EUA, Joe Biden, falou com Netanyahu e discutiram as ameaças do Irã. Biden deixou claro que os Estados Unidos apoiam fortemente Israel diante dessa ameaça, disse Washington.

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/netanyahu-diz-que-israel-age-contra-o-ira-para-se-defender