Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
“Netanyahu é uma marionete dos Estados Unidos, assim como Zelensky”, diz Michael Hudson

“Netanyahu é uma marionete dos Estados Unidos, assim como Zelensky”, diz Michael Hudson

Economista afirma que Israel serve aos interesses estratégicos do imperialismo no Oriente Médio.

No vídeo “Why does the US support Israel? (Por que os Estados Unidos apoiam Israel?)”, o economista Michael Hudson destaca sua visão contundente sobre a relação entre líderes políticos e os Estados Unidos. Segundo o economista, tanto o israelense Benjamin Netanyahu quanto o ucraniano Volodymyr Zelensky são vistos como marionetes nas mãos dos interesses norte-americanos.

Durante a entrevista concedida a Ben Norton, Hudson compartilha sua perspectiva de que Netanyahu é essencialmente um “porta-aviões aéreo” dos Estados Unidos no Oriente Médio, sendo fundamental para o controle estratégico da região, rica em petróleo. Ele também compara Zelensky, presidente da Ucrânia, a um líder que segue os interesses dos EUA. Hudson destaca que desde a criação de Israel, a visão era que o país seria um posto avançado dos interesses dos Estados Unidos. Ele sugere que Israel é mais uma ferramenta para os objetivos dos EUA na região do que um fim em si mesmo.

A entrevista aborda eventos recentes, como os conflitos em Gaza, ressaltando que os armamentos utilizados são de fabricação norte-americana. Hudson enfatiza que a estratégia dos EUA é apoiar líderes específicos, como Netanyahu, em detrimento do apoio direto a Israel como nação.

Ao afirmar que Netanyahu e Zelensky são “marionetes”, Hudson sugere que suas posições são moldadas e direcionadas pelos Estados Unidos, em linha com a estratégia geopolítica dos EUA para manter influência global. Ele argumenta que líderes como esses servem aos interesses norte-americanos em vez de representar autonomia política.

A visão de Michael Hudson destaca o intricado jogo de poder e influência global, onde líderes políticos, mesmo em nações soberanas, podem ser percebidos como instrumentos nas mãos de potências maiores. O economista apresenta uma análise provocativa sobre a dinâmica entre os Estados Unidos e líderes como Netanyahu e Zelensky, sugerindo uma relação complexa e, por vezes, submissa. Assista:

 

FONTE
https://www.brasil247.com/ideias/netanyahu-e-uma-marionete-dos-estados-unidos-assim-como-zelensky-diz-michael-hudson#google_vignette