Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
“No estágio atual do capitalismo, a extrema direita poderá se tornar o novo padrão da política”, diz Alysson Mascaro

“No estágio atual do capitalismo, a extrema direita poderá se tornar o novo padrão da política”, diz Alysson Mascaro

Professor diz que nomes como Trump, Bolsonaro e Milei são menos exóticos do que parecem e afirma que a esquerda, representada por Lula, não enfrenta o capital.

O professor Alysson Mascaro, da Universidade de São Paulo, afirmou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, que a guerra Israel-Palestina também é uma questão relacionada ao declínio dos Estados Unidos. “O novo padrão dos Estados Unidos é o da contenção de danos. Eles têm uma máquina de guerra que ainda não foi suplantada pela China e pelos BRICS e começam a ser o que foi a Inglaterra no início do século 20”, diz ele. “Os Estados Unidos estão saindo de um imperialismo ativo para um imperialismo de manutenção de suas posições”, acrescenta. Mascaro também afirma que a solução é que os dois povos – judeus e palestinos – tenham estados independentes.

Sobre os avanços da extrema direita, ele afirma que o capitalismo se impõe no esgarçamento das relações sociais e hoje não consegue estabelecer um novo ciclo de acumulação. “Por isso, se amplia o flagelo – o que leva o mundo à fascistização. A única saída seria o socialismo, mas quase ninguém fala disso”, aponta. “Nomes como Donald Trump, Jair Bolsonaro, Giorgia Meloni, Javier Milei e outros, que pareciam exóticos, serão o padrão daqui para frente”, acrescenta.

Em sua reflexão à TV 247, ele disse que a democracia só resiste quando há acumulação do capital nos ciclos da normalidade política. “O problema é que a esquerda não enfrenta o capital, tenta apenas colocar o band-aid”, disse ele, apontando uma realidade que se aplica ao governo do presidente Lula. “Brasil e Argentina são dois protótipos do imperialismo de manutenção. Não se combate fascismo com a manutenção do horizonte liberal”, finalizou. Assista:

FONTE:

https://www.brasil247.com/entrevistas/no-estagio-atual-do-capitalismo-a-extrema-direita-podera-se-tornar-o-novo-padrao-da-politica-diz-alysson-mascaro