Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

‘Nova normalidade climática’: o que era extremo virou normal, diz Marina

Não sabemos ainda o que é o novo extremo climático e precisamos nos adaptar, disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no UOL News da manhã desta terça-feira (14).

Os cientistas estão dizendo que, possivelmente, no ano passado, houve uma mudança de chave: o que era extremo, passou a ser normal, e o que é o extremo, nem sabemos ainda o que é. Essas realidades já mudaram.

Temos um processo de chuvas torrenciais e secas muito severas. Ou seja, estamos vivendo sob uma nova normalidade climática, que, para a natureza, se configura de acordo com os elementos que vão fazendo sua desconfiguração.

O normal que tínhamos foi desconfigurado […] Na década de 1970, chegou-se à conclusão que se deveria tomar providências urgentes. Infelizmente, não foram tomadas as providências. A providência mais importante era: reduzir o CO2, o uso de combustível fóssil, carvão, petróleo, gás e desmatamento. Isso não aconteceu no tempo que era para ter acontecido. Agora, já estamos vivendo a consequência. Vamos ter que nos adaptar.

FONTE:

https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2024/05/14/nova-normalidade-climatica-o-que-era-extremo-virou-normaldizmarina.htm