Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

“Novo cerco contra Lula está em marcha”, diz editor da Jacobin Brasil

Hugo Albuquerque afirma que os ataques da mídia ao presidente Lula após a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima revelam uma nova etapa da guerra híbrida contra o Brasil.

O advogado Hugo Albuquerque, editor da Jacobin Brasil e da Autonomia Literária, fez um alerta importante depois dos ataques desferidos pela imprensa corporativa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão da retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Segundo ele, a onda de ataques, capitaneada pelo Globo, revela que um novo cerco golpista contra Lula está em marcha e diz ser necessário cerrar fileiras. Leia abaixo:

Por Hugo Albuquerque, em seu X – As placas tectônicas estão se movendo na geopolítica global. O Ocidente, liderado pelos EUA, parte para uma ofensiva enorme. Junto disso, vem um ataque ao Brasil, cujo desenvolvimento está travado pela ordem ocidental. Uma ofensiva contra o governo Lula está em curso.

Basicamente, Lula deveria largar a China, tolerar o genocídio em Gaza, mandar armas para a Ucrânia e no plano interno privatizar, acelerar o rentismo e não distribuir renda – sacramentando o pacto mefistofélico entre nossas elites e o imperialismo.

É daí que surge esse escândalo irracional contra a refinaria de Abreu e Lima. Em tese, seria bom, mas tem de ser travado porque diminuiria a dependência energética do Brasil em relação ao Ocidente – na medida que ele poderia refinar o próprio petróleo.

Antes, o governo ocidentalista de Bolsonaro se provou instável e ameaçador para a banda liberal da oligarquia. Essa fração apoiou a volta de Lula, depois de ter apoiado sua prisão ilegal anos antes. Agora, essa mesma fração é pressionada para enfraquecer o governo.

O projeto neoliberal global não demanda uma dose de “politicamente correto” para funcionar. Ele está em colapso com ou sem bons modos. E é a arte de governo própria de um arranjo de hegemonia mundial que fala inglês, antes com sotaque londrino e agora de Nova Iorque.

Os colapsos energéticos em Porto Alegre e São Paulo mostram o fracasso das políticas privatistas. E é só uma amostra do que está por vir. Hoje, a oligarquia global dobrou a aposta no caos e isso se materializará como uma grande ofensiva.

Hoje, um novo cerco contra Lula está em marcha. Abram o olho e cerrem fileiras. O objetivo é um governo geleia-geral como temos em São Paulo ou Porto Alegre, só que em nível nacional.

FONTE:

https://www.brasil247.com/brasil/novo-cerco-contra-lula-esta-em-marcha-diz-editor-da-jacobin-brasil