Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

O Apocalipse Gaúcho ainda em andamento: Um Aviso dos Céus a todos os brasileiros

O Rio Grande do Sul se afoga em um mar de inundações. Uma tormenta perfeita, implacável, conjurada por uma série de fatores implacáveis: extremos climáticos em ascensãomonoculturas extensasespeculação imobiliária desenfreadadestruição da legislação ambiental e um neoliberalismo que ignora os clamores da natureza.

Marina Silva, a voz da agenda verde, adverte: este é o novo normal. Um futuro distópico onde a fúria da natureza se torna rotina, castigando um povo que teima em ignorar seus avisos.

As secas, antes eventos raros e isolados, agora se transformam em pesadelos recorrentes, sugando a vida da terra e do povo. E quando a chuva finalmente cai, é com fúria apocalíptica, inundando cidades, devastando plantações e ceifando vidas.

É hora de despertar! De reconhecer o erro e buscar a redenção. De abandonarmos a monocultura que empobrece o solo e a alma. De colocarmos um freio na ganância imobiliária que devora a natureza. De reconstruirmos as leis que protegem nosso lar verde. De abandonarmos o neoliberalismo que coloca o lucro acima da vida.

O tempo está se esgotando. A cada inundação, a cada seca, a cada tempestade, a natureza nos envia um aviso: mude agora, ou pereça!

O Rio Grande do Sul é apenas o primeiro capítulo desta história. Se não agirmos, o apocalipse climático se espalhará por todo o Brasil, por toda a América Latina, por todo o mundo.

Chega de promessas vazias! Chega de discursos bonitos! Precisamos de ações concretas, de medidas urgentes para salvar nosso planeta.

O futuro está em nossas mãos. A escolha é nossa: seguirmos pelo caminho da destruição ou construirmos um futuro sustentável, em harmonia com a natureza.

FONTE: Agência de Notícias ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas 

( Reprodução autorizada mediante citação da fonte: Agência de Notícias ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas )