Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

O CAIS DE GAZA FOI USADO PARA ALIMENTAR AS FORÇAS DE ISRAEL ANTES DOS PALESTINOS, DIZ JORNALISTA

De acordo com um jornalista que tem fontes no terreno em Gaza, o cais construído pelos EUA ao largo da costa de Gaza, aparentemente para levar ajuda aos palestinianos famintos, foi primeiro utilizado para trazer equipamento militar e depois alimentos, mas os primeiros lotes de os alimentos foram para os soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF) e não para os cidadãos famintos de Gaza.

Leila Hatoum foi convidada do programa Fault Lines do Sputnik, onde descreveu a situação atual do polêmico cais.

“O primeiro lote de camiões que chegou tinha armas, não tinha ajuda. Chegaram alguns caminhões que realmente traziam alguma ajuda, mas eles não foram para o norte [onde a fome é pior em Gaza]. Eles foram para a base [das FDI] perto do corredor de Netzarim para os EUA e Israel. soldados”, explicou Hatoum, editor e chefe do MENA Uncensored. “E houve alguma ajuda que quando os palestinianos se aproximaram para os tirar dos camiões, foram alvejados. Isto é o que os EUA estão a fazer e nos seus meios de comunicação estão a tentar insinuar o contrário.”

Hatoum também questionou as motivações por trás do cais. “[Israel e os EUA] não estão abrindo fronteiras. Eles interromperam os lançamentos aéreos e estão consertando tudo naquele porto. Por que?” Hatoum perguntou. “O que eles estão passando por aquele porto? É fortemente, fortemente guardado pelos militares israelenses e norte-americanos”, acrescentou ela, observando que eles criaram uma área de 8 km por 3 km onde ninguém está autorizado a entrar.

FONTE:

https://www.facebook.com/photo?fbid=10160087365568837&set=a.10151306301983837