Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

“O capitalismo sempre resolve as suas contradições por meio da guerra”, diz Alysson Mascaro

Professor afirma que a destruição de Gaza está conectada à crise profunda do sistema capitalista.

Em entrevista concedida à TV 247, o professor, jurista e filósofo Alysson Mascaro, da Universidade de São Paulo, proporcionou uma análise marxista do panorama geopolítico contemporâneo, destacando os conflitos em andamento na Palestina e na Ucrânia. Mascaro contextualizou os recentes ataques de Israel ao Líbano e o atentado terrorista no Irã, ressaltando a complexidade dessas situações no contexto global. Ele situou esses eventos no âmbito do modelo neoliberal, caracterizando-o como um pós-fordismo que intensificou a especulação financeira e desestruturou as bases tradicionais do capitalismo.

O professor argumentou de forma contundente que o capitalismo contemporâneo, diante de crises de acumulação, recorre consistentemente à estratégia de guerra e espoliação. Ele apontou exemplos recentes no Oriente Médio, salientando a falta de inovação estratégica por parte das potências capitalistas. “Com a acumulação acelerada, explodem as contradições do sistema. O capitalismo tenta resolver suas contradições com uma estratégia de acumulação ainda mais atroz”, diz ele. “Quando não é a guerra, é a espoliação, como ocorreu no Brasil, depois do golpe de 2016”, acrescenta.

Ao abordar a questão Israel-Palestina, Mascaro enfatizou o papel de Israel como peça-chave no sistema imperialista. Ele destacou as dinâmicas geopolíticas complexas, observando a influência significativa dos Estados Unidos sobre os países árabes, o que complica os potenciais levantes populares. “A guerra na Palestina não acaba porque não há um ator que confronte de fato Israel”, afirma.

A entrevista também abordou a China, com o professor criticando a falta de uma postura ideológica firme por parte da esquerda brasileira. “A estratégia de inserção da China na nova ordem é mercantil e capitalista”, disse ele. Assista:

FONTE:

https://www.brasil247.com/entrevistas/o-capitalismo-sempre-resolve-as-suas-contradicoes-por-meio-da-guerra-diz-alysson-mascaro