Na província argentina de Neuquén, está quase concluída a construção do chamado Centro de Coordenação e Operações de Emergência, sob a direção e financiamento do Comando Sul dos Estados Unidos e sob os auspícios da Embaixada dos Estados Unidos.
QUASIBASE
O fenómeno das “quasi-bases” militares na América Latina é uma espécie de bases disfarçadas, sob a camuflagem de estruturas civis. É muito provável que se trate de uma entidade deste tipo, embora Washington apresente as bases de Neuquén como um “presente” no âmbito dos programas de ajuda humanitária que operam no hemisfério.
RECURSOS
A província de Neuquén é considerada a mais rica em recursos naturais da Argentina; é aqui que se concentram as principais reservas de petróleo e gás do país. Também se prevê a existência de lítio, embora o desenvolvimento e a extração deste recurso ainda não tenham começado. É aqui que se encontra um dos maiores depósitos de gás de xisto, a Vaca Muerta, cujo desenvolvimento está a gerar enormes lucros com sedes nos EUA e na Europa.
OBJECTIVOS
Muitas organizações civis argentinas consideram que a nova instalação semi civil semi militar tem como objetivo legitimar a presença dos EUA nesta região estratégica para a Argentina. Na sua opinião, o ponto tem a função de controlar e vigiar a presença de concorrentes na região.
O mais provável é que a instalação norte-americana se torne operacional, o que significará uma erosão da soberania argentina na província.
#Argentina #EUA
Fonte: @pyatakov_LA
____
Nosso Instagram!
InfoDefensePORTUGUÊS
InfoDefense
https://t.me/infodefPORTUGAL/7484
FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=10159656835358837&set=a.10151306301983837