Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“O mercado financeiro encostou a faca no pescoço do Lula e venceu”, diz Rui Costa Pimenta

Líder do PCO critica em entrevista a influência do mercado financeiro no governo Lula. Assista na TV 247.

247 – O líder do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, afirmou em entrevista à TV 247 que o mercado financeiro pressionou o governo de Lula, resultando em um recuo nas políticas econômicas. “O mercado financeiro encostou a faca no pescoço do Lula e venceu”, declarou Pimenta.

Durante a entrevista, ele caracterizou o governo Lula como “nacionalista burguês” e destacou que “não é um governo revolucionário”, mas sim um que “procura manobrar com o imperialismo”. Pimenta criticou a atuação dos bancos, afirmando que “os bancos encurralaram o governo, que foi obrigado a recuar”.

Sobre a política econômica, ele disse: “Foi uma crise rápida, mas foi grave. O Lula morde e o Haddad assopra. O problema é que tem mais sopro do que mordida na política econômica”. Ele ainda fez duras críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chamando-o de “criminoso”.

Pimenta também ressaltou a necessidade de mobilização popular: “O governo precisa de mobilização popular e não sai às ruas”. Segundo ele, o recente ataque contra o real é “parte da batalha do Banco Central”.

Em relação a Jair Bolsonaro, Pimenta avaliou que o indiciamento pela Polícia Federal no caso das joias não afetará significativamente sua reputação. “O indiciamento do Bolsonaro não vai acabar com a sua reputação. Quem acha que isso vai acontecer precisa olhar para os Estados Unidos”, concluiu. Assista na TV 247: 

FOTO: Reprodução do X

FONTE:

https://www.brasil247.com/entrevistas/o-mercado-financeiro-encostou-a-faca-no-pescoco-do-lula-e-venceu-diz-rui-costa-pimenta