“O BRICS tornou-se o principal bloco econômico, e não o G7”, afirmou o ecnomista.
O economista estadunidense Jeffrey Sachs lançou críticas contundentes à abordagem dos Estados Unidos em relação ao cenário geopolítico atual. Em entrevista datada de 18 de agosto compartilhada no Twitter, Sachs argumentou que os EUA estão demonstrando uma resistência obstinada em aceitar a realidade de um mundo multipolar, o que, segundo ele, está impulsionando o risco de conflitos globais.
“Os EUA simplesmente não querem entender. Vivemos num mundo multipolar”, declarou Sachs. Ele apontou para uma série de evidências que indicam uma redistribuição do poder em escala mundial, desafiando a posição tradicional dos Estados Unidos como único superpoder. “O BRICS tornou-se o principal bloco econômico, e não o G7”, afirmou.
A recusa dos Estados Unidos em reconhecer e se adaptar a essa nova ordem mundial, de acordo com Sachs, está levando a uma escalada de tensões e conflitos. “Usar a OTAN para tentar recapturar o poder que já não existe é uma tentativa desesperada que só levará ao caos e à destruição”, alertou.
'The US just doesn't want to understand. We live in a multipolar world'
Jeffrey Sachs sees the problem: The US refuses to accept the new balance of power in the world, and as a result continues to head for war.
The world has become multipolar.
BRICS has become the leading… pic.twitter.com/Sr8kRnyAZJ— Richard (@ricwe123) August 24, 2023
FONTE:
https://www.brasil247.com/mundo/o-mundo-ja-e-multipolar-mas-os-eua-se-recusam-a-aceitar-diz-jeffrey-sachs