Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Onda de calor pode provocar aumentos intensos na conta de luz

Cresce a preocupação com possível redução de chuvas.

Ondas de calor que eventualmente atinjam o país nos próximos meses, no verão, quando ocorre o chamado período úmido, podem causar impacto sobre as contas de energia elétrica dos consumidores, especialmente aqueles que estão no mercado livre, onde se permite a escolha do fornecedor da eletricidade.

Por enquanto os especialistas avaliam que o impacto deve ser limitado,  mas caso as chuvas esperadas para o período não se concretizem, o acionamento de térmicas deve ser um dos efeitos mais imediatos, com os consequentes reflexos mais expressivos nas tarifas, destaca reportagem do Valor Econômico.

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 6,2% em setembro de 2023, em comparação com o mesmo mês de 2022. Esse aumento foi impulsionado, em grande parte, pela onda de calor que tem atingido o país. O aumento do consumo de energia durante as ondas de calor pode causar problemas para o sistema elétrico. Em alguns casos, pode levar a apagões ou quedas de energia.

FONTE:

https://www.brasil247.com/brasil/onda-de-calor-pode-provocar-aumentos-intensos-na-conta-de-luz