Diplomacia, logística e ação imediata marcam o sucesso da operação de repatriação em meio à guerra em Gaza.
Trinta e seis dias de intensa atividade, nove voos concluídos e uma décima missão a caminho. A Operação Voltando em Paz, orquestrada pelo governo brasileiro para resgatar cidadãos em meio ao conflito no Oriente Médio, alcança nesta segunda-feira (13) um marco significativo com o retorno de 32 brasileiros da Faixa de Gaza.
Após uma logística complexa envolvendo embaixadores, diplomatas, funcionários consulares, pilotos, comandantes e profissionais da saúde, a ação coordenada pela Presidência da República encarou desafios em meio a um cenário de crise internacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da operação, declarando que “o que fizemos, de buscar a nossa gente lá, é para dizer o seguinte: ‘Ninguém larga a mão de ninguém nesse país’. Qualquer brasileiro que estiver dentro da área de guerra, que precisar voltar, nós não mediremos esforços. Esse é o papel do Brasil no mundo”, declarou Lula
A operação, desencadeada em resposta aos ataques iniciados em 7 de outubro, mobilizou um gabinete de crise e acionou embaixadas em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (Palestina). A Força Aérea Brasileira foi imediatamente comprometida para garantir a repatriação dos cidadãos brasileiros.
A seleção dos resgatados com critérios claros, priorizando brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. Cerca de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil por meio de formulário online. Aqueles que não conseguiram lugares em voos comerciais foram atendidos pela Operação Voltando em Paz.
Até o momento, nove voos foram concluídos, marcando o retorno seguro de 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianos e uma jordaniana, além de 53 animais domésticos. O décimo voo, proveniente de Gaza, tem chegada prevista para a noite desta segunda-feira (13), transportando um total de 1.477 passageiros.
Além dos resgates, a Operação Voltando em Paz se destaca pela entrega de ajuda humanitária. Duas aeronaves da Presidência transportaram alimentos, insumos médicos e purificadores de água para a região de conflito, proporcionando alívio à população afetada.
O sucesso da operação reflete a união de esforços de diversos setores governamentais, mostrando a capacidade do Brasil em agir de maneira eficaz e solidária em situações de crise internacional. A chegada dos repatriados marca o início de uma nova etapa, com o governo brasileiro oferecendo suporte aos retornados por meio de serviços de abrigo, documentação, alimentação e apoio psicológico, evidenciando o compromisso de não deixar nenhum brasileiro para trás.
FONTE
https://www.brasil247.com/geral/operacao-voltando-em-paz-resgatou-1-477-pessoas-do-oriente-medio-para-o-brasi