Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Orbán diz que política da OTAN contradiz seus valores: ‘Em vez da paz, desejo de guerra’

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse nesta sexta-feira (5) que a política da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contradiz os principais valores da aliança, inicialmente criada para manter a paz.

“Devemos lembrar que a aliança militar mais bem-sucedida da história mundial começou como um projeto pacífico, e o seu sucesso futuro depende da sua capacidade de manter a paz. No entanto, hoje, em vez da paz, a agenda inclui o desejo de guerra, e em vez de defesa, ataque. Tudo isso contradiz os valores fundamentais da OTAN”, disse Orbán em entrevista à revista Newsweek.

O político apelou aos países-membros para que continuem a cumprir o objetivo de garantir a paz em prol do desenvolvimento econômico, político e cultural sustentável.

Orbán declarou que a Hungria “não concorda plenamente com a maioria dos países-membros” que consideram inevitável o conflito com outras forças geopolíticas.

“Esta ideia de um confronto inevitável funciona como uma profecia autorrealizável. Quanto mais os líderes da OTAN acreditarem que o conflito é inevitável, maior será o papel que desempenharão no seu início”, disse ele.

O primeiro-ministro húngaro acrescentou que chegam notícias de que a OTAN está se preparando para uma possível operação na Ucrânia e as tropas da aliança já se estão a aproximar da frente ucraniana.

Orbán e seu ministro das Relações Exteriores, Peter Szijjarto, chegaram a Moscou na sexta-feira (5) para conversações com o presidente russo, Vladimir Putin. Os líderes discutiram diversas questões, inclusive a crise ucraniana.

O líder húngaro considerou a visita o seu próximo passo na sua “missão de paz”, que visa pôr fim ao conflito na Ucrânia.

O primeiro-ministro disse que a paz na Ucrânia seria a prioridade de Budapeste durante sua presidência rotativa de seis meses da União Europeia.

FOTO: Russian Presidential Press and Information Office / Fotos Publicas

FONTE: https://noticiabrasil.net.br/20240705/orban-diz-que-politica-da-otan-contradiz-seus-valores-em-vez-da-paz-desejo-de-guerra-35463692.html