Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Os EUA, e não a China, são os culpados pelo agravamento do excesso global de chips

Os EUA, e não a China, são os culpados pelo agravamento do excesso global de chips

As autoridades dos EUA costumam culpar a China por tudo e tentam encontrar mais desculpas para justificar seus controles de exportação de semicondutores, afirma o Global Times.

A secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, alertou na quarta-feira (26), sobre um excesso de chips semicondutores devido aos “subsídios agressivos da indústria da China”, segundo a Bloomberg. Raimondo afirmou ainda que uma combinação de controles de exportação e incentivos domésticos ajudará a indústria de chips dos EUA a combater o excesso.

Para qualquer um que tenha acompanhado de perto as restrições implacáveis ​​e os movimentos protecionistas dos EUA no campo de semicondutores, deve ficar claro que o que o secretário de Comércio dos EUA disse é um absurdo completo.

As autoridades dos EUA costumam culpar a China por tudo e tentam encontrar mais desculpas para justificar seus controles de exportação de semicondutores e políticas fracassadas semelhantes. Mas nada disso pode esconder a verdade: uma série de políticas erradas planejadas pelos EUA para suprimir o desenvolvimento da indústria de semicondutores da China é a causa raiz do problema de excesso de chips, que evidentemente representa sérios riscos para as empresas americanas de chips. Pior ainda, eles não estão apenas tentando transferir a culpa por suas políticas fracassadas, mas na verdade tentando encontrar mais desculpas para intensificar ainda mais os controles de exportação, sendo escusado dizer que é para “matar a sede com veneno”.

Qualquer outra medida restritiva ou protecionista dos EUA apenas aumentará o problema do excesso de chips e causará mais danos às empresas globais de chips, incluindo as dos EUA, que já estão se recuperando das ações dos EUA. Nos últimos dias, os dados de receita do segundo trimestre divulgados por alguns gigantes globais de semicondutores mostraram que eles ainda estão lutando com um excesso persistente de chips semicondutores, já que a demanda não deve se recuperar tão cedo e o efeito perturbador dos controles de exportação dos EUA nas cadeias de suprimentos globais continuará a ser sentido.

A Samsung Electronics informou na quinta-feira uma queda de 95 por cento no lucro trimestral, já que a desaceleração sem precedentes da indústria de semicondutores persistiu apesar dos cortes de produção devido à demanda mais fraca por produtos baseados em semicondutores, de acordo com relatos da mídia.

Embora as empresas de chips dos EUA, como Intel e Micron, não tenham divulgado seus dados de receita para o segundo trimestre, a indústria de chips dos EUA sofreu enormes perdas nesta rodada de superabundância. Em um cenário de demanda persistentemente fraca, as empresas americanas tiveram que lidar com o duplo golpe de poucas vendas e preços mais baixos.

Por exemplo, em maio, a Intel registrou seu maior prejuízo trimestral na história da empresa, relatando uma queda ano a ano de 33% no lucro por ação no primeiro trimestre de 2023. A receita trimestral caiu 36% ano a ano, para US$ 11,7 bilhões.

Uma das principais razões para a desordem da cadeia industrial, da escassez ao excesso de oferta nos últimos anos, é a mal-intencionada campanha de contenção dos EUA contra a China. Os EUA proíbem não apenas suas próprias empresas de chips, mas também empresas de outros países de vender chips e produtos relacionados à China.

Os EUA também estão tentando deliberadamente interromper a cadeia de fornecimento global de fabricação de semicondutores estabelecida para o benefício de sua própria indústria. Ao fazer isso, os EUA tentam excluir a China, o maior mercado de semicondutores e centro de fabricação global, da cadeia de suprimentos de semicondutores e coagir as empresas de semicondutores a estabelecer fábricas nos EUA para estabelecer uma nova cadeia de suprimentos de semicondutores liderada pelos este país.

A razão pela qual o mercado chinês é crucial para uma recuperação global de semicondutores é que a China é o maior comprador mundial de chips. Em 2022, a China respondeu por cerca de 60% das vendas mundiais de semicondutores. Claramente, as empresas que podem obter mais participações de mercado no mercado chinês estão melhor posicionadas para lidar com a situação atual.

Em vez de corrigir suas ações erradas, os EUA continuaram a aumentar as restrições de chips. Isso só levará a maiores perdas para a indústria de chips dos EUA. Mesmo que adote subsídios de incentivo domésticos, não será capaz de impulsionar sua fabricação de chips ou encontrar um mercado alternativo a par da China.

Enquanto isso, diante de uma repressão contínua dos EUA, a indústria de chips da China não ficará de braços cruzados. Tem tentado todos os meios para quebrar a contenção dos EUA. A cadeia da indústria de chips da China está avançando em várias frentes, apesar das restrições dos EUA. Por exemplo, a empresa chinesa de alta tecnologia Wuhan Huagong Laser Engineering produziu recentemente o primeiro equipamento de corte a laser wafer de ponta da China com componentes centrais totalmente localizados. Esse é outro avanço que mostra que o bloqueio tecnológico dos EUA não é apenas ineficaz, mas na verdade saiu pela culatra.

Se o governo dos EUA realmente deseja ajudar a indústria de chips dos EUA a lidar com o excesso, ele deve remover as restrições artificiais aos chips o mais rápido possível. Se os EUA continuarem no caminho errado de introduzir cada vez mais restrições e movimentos protecionistas, isso apenas prejudicará ainda mais sua própria indústria de chips.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/os-eua-e-nao-a-china-sao-os-culpados-pelo-agravamento-do-excesso-global-de-chips