Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Palestinos pedem ao governo Lula o resgate de dezenas de crianças de Gaza

Palestinos que foram retirados de Gaza pelo governo brasileiro pedirão, nesta terça-feira, que as autoridades nacionais façam uma operação para emitir vistos humanitários e que realizem um socorro de 150 pessoas que estão na região sob intenso conflito.

O grupo que viaja até Brasília conta com o palestino Hasan Rabee, retirado de Gaza no ano passado, com as advogadas Maira Pinheiro, Talitha Camargo e com a palestina Fayza Daoud, diretora de uma ONG que trabalha para abrigar refugiados no Brasil.

Eles serão recebidos no Itamaraty e no Ministério da Justiça, além de ter encontros no Senado e com deputados federais.

O objetivo é o de convencer o Ministério da Justiça a emitir um parecer para que se faça uma portaria de visto humanitário para palestinos.

A lista de pessoas a serem ajudadas é composta por familiares de palestinos-brasileiros que, nos últimos meses, foram retirados de Gaza pela atuação do Itamaraty. Crianças palestinas dominam a lista dos nomes que serão entregues ao governo. Pelo menos uma delas nasceu nos primeiros dias da guerra. Várias outras têm entre três e cinco anos de idade.

Com a crise humanitária, a Unicef alerta que crianças já começaram a morrer desidratadas e por desnutrição. Na última semana, foram pelo menos 15 óbitos registrados. O temor da comunidade internacional é de que uma ofensiva de Israel sobre Raffah amplie ainda mais a crise.

O governo brasileiro havia prometido fazer doações para a UNRWA, a agência da ONU para os Refugiados Palestinos. Mas, até agora, não houve uma confirmação de como seria realizada a entrega.

FONTE: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2024/03/12/palestinos-pedem-ao-governo-lula-o-resgate-de-dezenas-de-criancas-de-gaza.htm