Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

PF aguarda informações dos EUA para saber se Bolsonaro usou cartão falso de vacinação para entrar no país

Segundo a PF, caso as suspeitas sejam confirmadas, “novas condutas ilícitas” relacionadas ao caso poderão ser identificadas.

A Polícia Federal (PF) ainda está aguardando informações do governo dos Estados Unidos para determinar se Jair Bolsonaro (PL) e outros investigados utilizaram certificados falsos de vacinação para entrar no país. Segundo a PF, caso as suspeitas sejam confirmadas, “novas condutas ilícitas” relacionadas ao caso poderão ser identificadas.

A PF indiciou Bolsonaro e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudantes de ordens do ex-mandatário, além de outras 15 pessoas, pelos crimes de crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público no âmbito das investigações sobre as fraudes nos cartões de vacinação.

“A investigação aguarda os dados decorrente do Auxilio Jurídico em matéria penal solicitado junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos – DOJ, que podem esclarecer se os investigados fizeram uso dos certificados de vacinação ideologicamente falsos quando da entrada e estadia no território norte-americano, podendo configurar novas condutas ilícitas”, diz um trecho do relatório da PF sobre o caso, de acordo com o jornal O Globo.

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos no dia 30 de dezembro de 2022, penúltimo dia de seu mandato como presidente. Na época, as autoridades estadunidenses exigiam a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para a entrada no país. Ainda de acordo com a PF, o registro falso da vacinação de Bolsonaro foi inserido nos registros oficiais do governo em 21 de dezembro de 2022, cerca de uma semana antes de o então mandatário viajar para os Estados Unidos.

FONTE:

https://www.brasil247.com/brasil/pf-aguarda-informacoes-dos-eua-para-saber-se-bolsonaro-usou-cartao-falso-de-vacinacao-para-entrar-no-pais