Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Plano industrial do governo Lula prevê o desenvolvimento de foguete hipersônico

Este tipo de veículo pode atingir qualquer velocidade acima de 1,2 mil km/h até 6,1 mil km/h.

O novo Plano industrial de R$ 300 bilhões do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê cerca de R$ 52,8 bilhões em projetos para a Defesa, como o Radar M 200 Multimissão e o foguete de decolagem para veículo hipersônico – aqueles que podem atingir qualquer velocidade acima de Mach 1 (1.235 km/h) até Mach 5 (6.175 km/h).

O M200 é um radar transportável, de média altura, capaz de operar em vigilância, busca e orientação de tiro. Tem capacidade para acompanhar múltiplos alvos aéreos simultâneos voando a distâncias de até 200 quilômetros (km), em altitudes de até 20 km.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandado por Geraldo Alckmin, o governo federal pretende “alcançar autonomia na produção de 50% das tecnologias críticas de maneira a fortalecer a soberania nacional”.

“Será dada prioridade para ações voltadas ao desenvolvimento de energia nuclear, sistemas de comunicação e sensoriamento, sistemas de propulsão e veículos autônomos e remotamente controlados”, afirmou a pasta.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/plano-industrial-do-governo-lula-preve-o-desenvolvimento-de-foguete-hipersonico?tbref=hp