Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Políticos reagem ao “plano de fuga” de Bolsonaro pela embaixada da Hungria: “covarde, vai ser preso”

Bolsonaro teve seu passaporte confiscado pela Polícia Federal em 8 de fevereiro. Quatro dias depois, ele foi filmado entrando na Embaixada da Hungria.

A revelação, pelo jornal The New York Times, de que Jair Bolsonaro teria, após a megaoperação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de estado, se escondido na Embaixada da Hungria, em Brasília repercutiu fortemente entre políticos nesta segunda-feira (25).

Bolsonaro teve seu passaporte confiscado pela Polícia Federal em 8 de fevereiro, no âmbito das investigações sobre uma trama golpista. Quatro dias depois, na noite de 12 de fevereiro, ele foi filmado entrando na Embaixada da Hungria, onde permaneceu até o dia 14. Bolsonaro esteve na companhia de seguranças e foi recebido pelo embaixador húngaro e sua equipe.

A estadia de Bolsonaro na embaixada sugere uma tentativa de utilizar sua conexão com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, um líder de extrema direita, como um meio de escapar da Justiça. Uma vez na embaixada, o ex-mandatário não poderia ser preso pelas autoridades brasileiras. A proximidade entre Bolsonaro e Orban tem sido evidente ao longo dos anos.

Uma série de políticos foi às redes sociais comentar o que chamaram de “plano de fuga” de Jair Bolsonaro. Segundo o deputado federal Lindbergh Farias, Bolsonaro é um “covarde”. “O recibo foi passado! Sem anistia!”, escreveu ele no X.

O também deputado federal André Janones foi às redes pedir a prisão preventiva de Jair Bolsonaro. “O risco de fuga de Jair Bolsonaro por si só já justifica sua prisão preventiva”, escreveu.

O deputado Alencar Santana afirmou que Bolsonaro planejava sua fuga através de um pedido de asilo político: “Então quer dizer que Jair Bolsonaro tentou FUGIR do Brasil para não ser preso? Esteve hospedado durante dois dias na Embaixada da Hungria, planejando a fuga através de um pedido de asilo político? É isso mesmo?”.

O deputado federal Pedro Uczai citou as ligações entre Bolsonaro e o líder húngaro, Viktor Orban, ambos de extrema direita: “A pergunta que fica no ar é: Por que será que Bolsonaro correu para lá? O que se sabe é que o primeiro-ministro hungaro Viktor Orban é um extremista aliado do Bolsonaro”.

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/politicos-reagem-ao-plano-de-fuga-de-bolsonaro-pela-embaixada-da-hungria-covarde-vai-ser-preso