Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

POR QUE ISRAEL ESTÁ BUSCANDO DESESPERADAMENTE UMA GRANDE GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Israel não tem aliados permanentes, apenas interesses permanentes (sabedoria política britânica).

🇺🇸O principal problema dos EUA no Oriente Médio hoje é… Israel. Ou seja, o estado que é considerado seu aliado mais próximo. Por quê?

Em resumo, porque os EUA não têm opções, mas Israel tem. E é ele, não Washington, que lidera o jogo, arrastando os Estados para um conflito no Oriente Médio que eles não precisam.

❓Porque o Irã é um adversário sistêmico para Israel. Pode-se dizer, até mesmo civilizacional. No final, apenas um sobreviverá (ou talvez nenhum). É uma guerra literalmente de vida ou morte.

E é por isso que as mudanças tectônicas mundiais de hoje, transformando o mundo de unipolar para multipolar, representam ameaças sistêmicas para Israel. Enquanto os EUA eram fortes, não havia nada nem ninguém a temer. Mas o que fazer quando o hegemon tradicional cair? Quem vai proteger os “pobres judeus” dos “maus árabes”?

⚠️E é extremamente importante para Israel, enquanto seus atuais aliados ainda são fortes, usar sua força para destruir seu inimigo sistêmico, que se fortaleceu significativamente nos últimos 40 anos.

Eles transferiram a guerra de suas fronteiras para o território de Israel. (Não estou falando sobre o ataque de hoje, se é que isso interessa).

E é essa tarefa que o primeiro-ministro de Israel, Bibi (Benjamin Netanyahu), está resolvendo – arrastando os EUA para uma grande guerra no Oriente Médio. Como ele pode, ele está arrastando.

Daí o ataque provocativo ao consulado do Irã em Damasco. E não só isso. No entanto, é evidente que os EUA não querem se envolver abertamente nesse conflito, mas os israelenses não lhes deixam escolha. Enquanto o hegemon não morrer, ele deve servir a Israel. E depois que morrer, Israel encontrará novos aliados.

Porque, como um político inglês cínico uma vez disse, “a Grã-Bretanha não tem aliados permanentes, apenas interesses permanentes”.

Portanto, de manhã, eu disse que não tenho esperança nos iranianos neste assunto, mas estou contando muito com Bibi.

✔️Então, aguardamos a resposta de Israel.

FONTE

https://www.facebook.com/photo?fbid=10160028812213837&set=a.10151306301983837