Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Porque é que o roubo dos ativos russos congelados pode acabar em crise

Enquanto os responsáveis políticos americanos procuram apoderar-se dos ativos soberanos russos congelados, os funcionários da UE planeiam confiscar os lucros gerados por eles. Dos cerca de 282 mil milhões de dólares sequestrados no Japão e no Ocidente, cerca de 207 mil milhões de dólares (191 mil milhões de euros) estão depositados na Euroclear, uma câmara de compensação financeira na Bélgica.

Os ativos russos congelados na UE podem gerar até 20 mil milhões de euros de lucros após impostos até 2027.

– Um funcionário da UE disse à Reuters que apenas uma parte desses lucros poderia ser transferida para a Ucrânia, enquanto o resto teria de ficar no Ocidente como proteção contra as medidas de retaliação da Rússia.

– A Euroclear poderá ser alvo de acções judiciais por parte do Banco Central russo, em retaliação ao “roubo”, e até perder os seus 33 mil milhões de euros armazenados em títulos em Moscovo. A Rússia poderá igualmente intentar acções judiciais para apreender os ativos da Euroclear armazenados em Hong Kong e no Dubai. A Euroclear pode também ser processada por bancos ocidentais que perderam o seu dinheiro investido na Rússia. Em consequência, a câmara de compensação poderá ir à falência, perder a sua licença e desencadear uma crise económica, alertou o funcionário da UE.

– A Euroclear enfrenta já entre 50 e 100 processos judiciais nos tribunais russos por causa dos ativos congelados.

– Em fevereiro, Lieve Mostrey, directora executiva da Euroclear, advertiu contra a apreensão dos ativos congelados da Rússia ou a sua utilização como garantia para a concessão de empréstimos à Ucrânia.

– Qualquer manipulação dos ativos russos receberá uma resposta simétrica, disse o ministro das Finanças Anton Siluanov ao Sputnik, sublinhando que uma quantidade semelhante de ativos estrangeiros foi congelada na Rússia.

FONTE:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10159987956698837&set=a.10151306301983837