Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Porto Alegre não investiu um centavo sequer em prevenção contra enchentes em 2023

Os dados foram retirados do Portal da Transparência de Porto Alegre.

Mesmo com um lucro de R$ 428,9 milhões em caixa, a Prefeitura de Porto Alegre, governada por Sebastião Melo (MDB), não investiu um centavo de real sequer em prevenção a enchentes em 2023, apurou reportagem do UOL, mesmo com a cidade enfrentando anteriormente outras situações graves envolvendo desastres climáticos, com fortes chuvas atingindo o município. Os dados foram retirados do Portal da Transparência de Porto Alegre.

A reportagem ainda apurou que até chegar a R$ 0, o investimento para prevenção a enchentes caiu dois anos seguidos em Porto Alegre. O orçamento tem um item chamado “Melhoria no sistema contra cheias”, que recebeu zero recurso ano passado.

A prevenção de desastres também não é sequer citado no programa de governo do prefeito, assim como também no programa do governador, Eduardo Leite. De acordo com Malu Gaspar, em sua coluna no jornal O Globo, “ a equipe da coluna consultou os programas de governo submetidos pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2022 e 2020, respectivamente, e constatou que a prevenção a desastres e a possibilidade de eventos climáticos extremos não foi mencionada nenhuma vez nos documentos”.

FONTE:

https://www.brasil247.com/regionais/sul/porto-alegre-nao-investiu-um-centavo-sequer-em-prevencao-contra-enchentes-em-2023-3heov6ks