Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Preço do petróleo pode dobrar com escalada no Oriente Médio, diz analista da Goldman Sachs

Bloqueio do Mar Vermelho pode encarecer fortemente o transporte do produto.

Em entrevista ao canal norte-americano CNBC, o chefe de análise do mercado petrolífero da Goldman Sachs, Daan Struyven, alertou que o preço do petróleo bruto pode duplicar se os conflitos no Oriente Médio piorarem, segundo informa a agência Sputnik. Atualmente, o grupo político Ansar Allah, também conhecido como Houthi, que controla o norte do Iêmen, está realizando um bloqueio ao transporte marítimo no estreito de Babelmândebe, que dá acesso ao mar Vermelho e ao canal de Suez.

Segundo Struyven, se as perturbações afetarem também o tráfego de petróleo no estreito de Ormuz, os preços do petróleo podem subir 20% em um mês. Ele acrescentou que qualquer interrupção mais prolongada pode dobrar o preço dos barris, embora tenha considerado esse cenário “altamente improvável”. O bloqueio do Ansar Allah ocorre em retaliação aos ataques israelenses ao povo palestino.

As companhias de frete marítimo são obrigadas a desviar os navios do mar Vermelho, contornando o cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, devido ao bloqueio. Mesmo que os navios não sejam atacados, o aumento do preço do seguro dos navios encarece a rota, enquanto o desvio acrescenta cerca de 6 mil milhas náuticas à viagem, podendo atrasar os prazos em até um mês e aumentar os custos de envio.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/preco-do-petroleo-pode-dobrar-com-escalada-no-oriente-medio-diz-analista-da-goldman-sachs