Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Presidente da Autoridade Nacional Palestina pede ação da ONU para evitar uma “catástrofe humanitária” em Gaza

Presidente da Autoridade Nacional Palestina pede ação da ONU para evitar uma “catástrofe humanitária” em Gaza

Mahmoud Abbas reiterou que a única solução para evitar a escalada da violência na região é pôr fim à ocupação israelense e estabelecer um Estado palestino.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, pediu nesta segunda-feira (9) que a Organização das Nações Unidas (ONU) intervenha imediatamente e interrompa a “agressão” israelense contra os palestinos.

Segundo comunicado da Wafa, agência de notícias oficial palestina, Abbas telefonou para o secretário-geral da ONU, António Guterres. “Sua Excelência enfatizou a necessidade de fornecer ajuda humanitária e médica à Faixa de Gaza, destacando a importância de uma intervenção da ONU para evitar uma catástrofe humanitária”, disse a Wafa. Abbas reiterou que a única solução para evitar a escalada da violência na região é pôr fim à ocupação israelense e estabelecer um Estado palestino com Jerusalém como capital.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou um bloqueio de Gaza em meio a intensos combates entre as Forças de Defesa de Israel (IDF) e militantes do Hamas. Isso ocorre depois que o grupo palestino lançou um ataque massivo contra Israel no sábado, matando e ferindo centenas de pessoas.

“Ordenei um cerco completo à Faixa de Gaza”, disse Gallant após uma reunião de avaliação no Comando Sul das FDI na segunda-feira. “Não haverá eletricidade, nem comida, nem combustível, tudo está fechado”, acrescentou, citado pelo Times of Israel. “Estamos a lutar contra animais humanos e a agir em conformidade”, acrescentou o ministro, aparentemente referindo-se aos militantes do Hamas que assumiram o controlo de partes de Gaza.

O principal porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari, também afirmou na segunda-feira que Israel recuperou o controle de todas as cidades na fronteira de Gaza e que há pouco ou nenhum combate nas comunidades que foram invadidas por militantes do Hamas durante o ataque do fim de semana.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/presidente-da-autoridade-nacional-palestina-pede-acao-da-onu-para-evitar-uma-catastrofe-humanitaria-em-gaza