Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Prisão de Julian Assange é um crime contra a liberdade de imprensa e de expressão, denunciam parlamentares

Prisão de Julian Assange é um crime contra a liberdade de imprensa e de expressão, denunciam parlamentares

Pai do jornalista, John Shipton disse na Câmara dos Deputados, em Brasília, que os EUA ‘arruinaram os elementos dos direitos constitucionais estão sendo violados no caso de Julian’.

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara Federal recebeu, nesta quarta-feira (23), John Shipton, pai de Julian Assange, condenado por divulgar no exercício de sua profissão como jornalista crimes praticados pelos Estados Unidos (EUA). Durante a audiência pública foi exibido um trailer do documentário “Ithaka – A luta de Assange” que conta a saga de John pela liberdade de seu filho. Fundador do Wikileaks, Julian Assange foi responsável por expor milhares de documentos confidenciais com informações sobre relações internacionais, espionagem e política global, resultando em um julgamento e condenação à extradição para os EUA.

“A amarga determinação dos EUA de arruinar o elemento mais fundamental da Constituição Americana e os elementos dos direitos constitucionais estão sendo violados no caso de Julian. Eu tenho energia e determinação para defender Julian Assange”, destacou John Shipton, que também agradeceu o apoio do presidente Lula e dos povos latinos na defesa do jornalista.

“O presidente Lula persistentemente tem falado e apoiado essa causa. E todos os povos da América Latina, particularmente o Brasil, estão levantando bandeiras para defender a causa de Julian Assange. Juntos nós vamos vencer”, asseverou.

A presidenta da Comissão, deputada Luizianne Lins (PT-CE) defende que todos aqueles que lutam pela liberdade de Assange juntem esforços, inclusive a imprensa brasileira e a internacional. “Nós temos uma avaliação de que Assange é um preso político e ele teve sua prisão política decretada em função da sua condição de jornalista. Objetivamente é preciso que a gente tenha essa dimensão (…) Assange, hoje, é uma das pessoas mais perseguidas do planeta. Julgado e condenado por exercer sua profissão e também por ter um forte compromisso com a verdade”.

FONTE:

https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/prisao-de-julian-assange-e-um-crime-contra-a-liberdade-de-imprensa-e-de-expressao-denunciam-parlamentares