Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Próxima Cúpula do BRICS na Rússia discutirá adesão da Venezuela, diz chanceler

Próxima Cúpula do BRICS na Rússia discutirá adesão da Venezuela, diz chanceler

‘A Venezuela gostaria de se tornar um membro pleno do BRICS o mais rápido possível’, disse Yvan Gil.

Espera-se que o formato da participação da Venezuela no BRICS seja discutido na cúpula do grupo na Rússia em 2024, disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil Pinto, nesta quinta-feira (16), informou a agência Sputnik.

‘A questão será discutida no próximo ano na Rússia durante o summit do BRICS. A Venezuela gostaria de se tornar um membro pleno desta associação o mais rápido possível’, disse o ministro em uma coletiva de imprensa conjunta após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em Moscou.

Em maio, o presidente venezuelano Nicolas Maduro disse que Caracas gostaria de se tornar um estado-membro do BRICS para ‘participar na construção desta nova arquitetura e política global’.

Atualmente, o BRICS inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em agosto, o 15º summit de alto nível do BRICS em Joanesburgo estendeu convites a Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita para se juntarem ao bloco. Sua plena adesão começará em 1 de janeiro de 2024.

Em agosto, o presidente russo Vladimir Putin disse que espera-se que a cidade russa de Kazan sedie o summit do BRICS em outubro de 2024.

Na reunião, Rússia e Venezuela também acordaram medidas práticas para expandir a cooperação comercial e de investimentos, dado que a parceria bilateral contribui para a sustentabilidade das economias nacionais dos países, disse Sergey Lavrov.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/proxima-cupula-do-brics-na-russia-discutira-adesao-da-venezuela-diz-chanceler