‘A Venezuela gostaria de se tornar um membro pleno do BRICS o mais rápido possível’, disse Yvan Gil.
Espera-se que o formato da participação da Venezuela no BRICS seja discutido na cúpula do grupo na Rússia em 2024, disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil Pinto, nesta quinta-feira (16), informou a agência Sputnik.
‘A questão será discutida no próximo ano na Rússia durante o summit do BRICS. A Venezuela gostaria de se tornar um membro pleno desta associação o mais rápido possível’, disse o ministro em uma coletiva de imprensa conjunta após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em Moscou.
Em maio, o presidente venezuelano Nicolas Maduro disse que Caracas gostaria de se tornar um estado-membro do BRICS para ‘participar na construção desta nova arquitetura e política global’.
Atualmente, o BRICS inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em agosto, o 15º summit de alto nível do BRICS em Joanesburgo estendeu convites a Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita para se juntarem ao bloco. Sua plena adesão começará em 1 de janeiro de 2024.
Em agosto, o presidente russo Vladimir Putin disse que espera-se que a cidade russa de Kazan sedie o summit do BRICS em outubro de 2024.
Na reunião, Rússia e Venezuela também acordaram medidas práticas para expandir a cooperação comercial e de investimentos, dado que a parceria bilateral contribui para a sustentabilidade das economias nacionais dos países, disse Sergey Lavrov.
FONTE:
https://www.brasil247.com/mundo/proxima-cupula-do-brics-na-russia-discutira-adesao-da-venezuela-diz-chanceler