Presidente da Rússia afirmou que a violência na Faixa de Gaza era “um exemplo claro” do fracasso da política dos EUA para o Oriente Médio e afirmou que a ONU precisa trabalhar para a criação de um Estado palestino.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, culpou os Estados Unidos pelo pior conflito em décadas entre Israel e grupos palestinos, deflagrado após os ataques sem precedentes do Hamas no sábado (07).
Nas primeiras declarações desde o início do conflito, Putin afirmou que a violência na Faixa de Gaza era “um exemplo claro” do fracasso da política dos EUA para o Oriente Médio e afirmou que a ONU precisa trabalhar para a criação de um Estado palestino.
“Eles [os americanos] tentaram monopolizar o processo de paz, mas não se preocuparam em buscar compromissos aceitáveis para ambos os lados”, afirmou Putin, acrescentando que os EUA não teriam levado em conta os interesses dos palestinos.
Putin também pediu que israelenses e palestinos “minimizem os danos à população civil” no conflito, que já deixou mais de 1,6 mil mortos desde os ataques do Hamas no sábado.
FONTE: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/10/10/putin-culpa-eua-por-conflito-entre-israel-e-hamas.ghtml