Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Putin diz a líderes africanos que pode substituir grãos ucranianos de forma comercial e gratuita

Putin diz a líderes africanos que pode substituir grãos ucranianos de forma comercial e gratuita

O presidente russo também reforçou o compromisso de organizar entregas de grãos, alimentos e fertilizantes para a África.

Na véspera da segunda Cúpula Econômica e Humanitária Rússia-África, o presidente russo Vladimir Putin escreveu um artigo compartilhando sua visão para o desenvolvimento das relações russas com o continente africano e listou os vetores prioritários para cooperação nas próximas décadas.

No artigo intitulado “Rússia e África: unindo esforços em prol de paz, progresso e um futuro de sucesso”, Putin abordou o assunto do acordo de grãos que foi suspenso pelo lado russo em 17 de julho. Segundo o líder russo, o pacto alimentar perdeu seu propósito humanitário, pois acabou sendo usado para o enriquecimento dos Estados Unidos e da Europa, que revendiam os grãos ucranianos.

De acordo com dados apresentados por Putin, no período de um ano, foram exportadas da Ucrânia 32,8 toneladas de grãos, sendo que 70% desse volume foi destinado a países com renda alta, incluindo a União Europeia. Por outro lado, menos de 3% do total foram enviados para países africanos como Etiópia, Sudão, Somália, Iêmen e Afeganistão.

Nesse contexto, Putin assegurou que a Rússia tem a capacidade de substituir os grãos ucranianos tanto de forma comercial quanto gratuita, especialmente porque se espera uma colheita recorde neste ano. O presidente russo também reforçou o compromisso de continuar trabalhando com energia para organizar entregas de grãos, alimentos e fertilizantes para a África. Ele enfatizou a importância de desenvolver laços econômicos com a região, tanto com Estados individuais como com grupos de integração regional e a União Africana.

Putin destacou que a parceria entre Rússia e África tem raízes profundas, caracterizada por estabilidade, confiança e boa vontade. Ele elogiou o rumo estratégico da União Africana para uma integração mais profunda e a formação da Zona de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA).

O presidente previu que durante a segunda Cúpula Econômica e Humanitária “Rússia-África”, que ocorrerá de 27 a 28 de julho na cidade russa de São Petersburgo, serão firmados “um pacote sólido” de acordos e memorandos intergovernamentais. Putin ressaltou o interesse comum entre Moscou e os países africanos em elevar a cooperação nos domínios humanitário, cultural e esportivo.

Essa cúpula representa um importante momento para o fortalecimento dos laços entre a Rússia e a África, consolidando um futuro de colaboração e desenvolvimento conjunto entre os dois parceiros.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/putin-diz-a-lideres-africanos-que-pode-substituir-graos-ucranianos-de-forma-comercial-e-gratuita