De acordo com o líder russo, a reunião incluiu “toda a agenda bilateral, muitas questões: economia, finanças, interação política e trabalho conjunto em plataformas internacionais”.
As conversas com o presidente chinês Xi Jinping duraram cerca de três horas, afirmou o presidente russo Vladimir Putin ao responder perguntas de jornalistas após sua visita à China.
“Conversamos com o presidente da China por três horas. Não posso contar tudo”, disse Putin. O leque de questões discutidas incluiu “toda a agenda bilateral, muitas questões: economia, finanças, interação política e trabalho conjunto em plataformas internacionais”.
“Também discutimos detalhadamente a situação no Oriente Médio”, disse Putin. “Além disso, informei o presidente detalhadamente sobre a situação na questão ucraniana.”
“Todos esses fatores externos são ameaças comuns. Eles fortalecem a interação entre Rússia e China”, concluiu Putin.
A reunião ocorreu à margem do fórum Cinturão e Rota. Os chefes de estado realizaram conversas com muitos outros oficiais participantes, depois em um café da manhã de trabalho para poucos selecionados e, por fim, em uma reunião individual.
Foi o segundo encontro entre Putin e Xi neste ano. Em março, o presidente chinês visitou a Rússia em uma visita oficial. Putin já havia ido à China em fevereiro de 2022 para participar da abertura das Olimpíadas de Inverno.
FONTE:
https://www.brasil247.com/mundo/putin-e-xi-jinping-tem-tres-horas-de-conversas-e-discutem-ucrania-e-oriente-medio