Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Putin: economia global entrou em nova era de mudanças radicais

Segundo o presidente russo, o Ocidente minou a confiança da economia global.

A economia global está entrando em uma era de mudanças radicais, e a economia russa está pronta para abraçar esses desafios, disse o presidente Vladimir Putin nesta sexta-feira (7).

“A economia global entrou em uma era de mudanças sérias e fundamentais. Um mundo multipolar com novos centros de crescimento, ligações de investimento e financeiras entre Estados e empresas está se formando. A economia da Rússia está respondendo a esses desafios e também está mudando de forma dinâmica”, disse Putin na sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF).

O presidente russo também afirmou em seu discurso que a Rússia está interessada em cooperar com países e empresas estrangeiras que também tenham interesse na interação.

“Estamos abertos para a mais ampla cooperação possível com todos os parceiros interessados, empresas estrangeiras, países, associações de integração”, disse Putin.

Nesse sentido, ele destacou que a Rússia continua a ser um dos principais participantes do comércio mundial, apesar de todos os obstáculos e sanções, e defendeu uma renovação nos sistemas de pagamento globais, com o engajamento dos parceiros do Brics.

“Apesar de todos os obstáculos e sanções ilegítimas, a Rússia permanece como um dos participantes-chave do comércio mundial e está desenvolvendo ativamente a logística e a geografia da cooperação. Assim, nossas relações com os países asiáticos estão se fortalecendo”.

Segundo Putin, o Ocidente minou a confiança global em seus próprios sistemas financeiros, impulsionando o comércio em moedas que não o dólar e o euro.

“A confiança nos sistemas de pagamento ocidentais foi significativamente abalada — pelos próprios países ocidentais. Nesse contexto, posso dizer que a participação das chamadas moedas tóxicas de países hostis nos pagamentos das exportações russas caiu pela metade no ano passado,” disse Putin.

“O BRICS está trabalhando na formação de um sistema de pagamento independente que não está sujeito a pressões políticas, abusos e intervenções externas de resgate”, disse ele.

SETOR MILITAR – A esfera militar da Rússia precisa de atualização tecnológica, disse o presidente Putin em seu discurso.

“A Rússia provou um alto nível de prontidão e receptividade para a mudança tecnológica. Vemos como nosso setor financeiro, comércio eletrônico, serviços de transporte e sistema de administração pública já mudaram. Processos semelhantes estão começando a se desenrolar nas forças armadas, onde também precisamos de um alto índice de renovação tecnológica. Esta é a questão mais importante e definidora para o nosso país”, disse Putin.

SPIEF 2024 – A cidade russa de São Petersburgo está sediando a 27ª edição do SPIEF de 5 a 8 de junho. No ano passado, o fórum atraiu 17.000 participantes de 130 países e resultou na assinatura de mais de 900 acordos. (Com informações da Sputnik).

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/putin-economia-global-entrou-em-nova-era-de-mudancas-radicais