Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 13 anos lutando pelos jornalistas (3)
Quinze partidos não alcançaram cláusula de barreira em 2022, diz levantamento

Quinze partidos não alcançaram cláusula de barreira em 2022, diz levantamento

Segundo as regras válidas para 2022, cada legenda teria de somar pelo menos 2% dos votos válidos, com um mínimo de 1% em nove estados.

Um total de 15 partidos não conseguirá atender às normas da chamada cláusula de barreira nas eleições para a Câmara dos Deputados. Foi o que apontou o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), organização que faz consultorias e estudos sobre o Congresso Nacional. Segundo as regras válidas para 2022, cada legenda teria de somar pelo menos 2% dos votos válidos, com um mínimo de 1% em nove estados. Ou que elegesse ao menos 11 deputados federais em um terço das unidades da federação. As informações foram publicadas nesta quinta-feira (6) pelo portal G1.

No último domingo (2), seis partidos elegeram deputados, mas não atingiram o número de votos nacionalmente exigido pela regra: Novo, Solidariedade, Patriota, PSC, Pros e PTB.

Outros nove partidos não atingiram o número mínimo de votos e não elegeram parlamentar na Câmara: PCB, PCO, PSTU, PMB, PRTB, Agir, DC, PMN e UP.

Atualmente 32 partidos estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 23 (sendo que sete deles estão em três federações partidárias) têm representação na Câmara.

Dos 23, 13 legendas, incluindo as federações, superaram a cláusula de barreira: Federação PT/PCdoB/PV, PL, PDT, PSB, MDB, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Federação PSOL/Rede, União Brasil, Progressistas, Republicanos, Avante e Podemos.

FONTE

https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/quinze-partidos-nao-alcancaram-clausula-de-barreira-em-2022-diz-levantamento