Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Rússia começa a enviar primeiros lotes de grãos gratuitos para nações africanas em dificuldades

Somália já recebeu um carregamento de 25 mil toneladas de grãos russos.

A Rússia começou a enviar os primeiros lotes de grãos gratuitos para países africanos em dificuldades, após um acordo anunciado pelo presidente russo, Vladimir Putin, no início deste ano.

Esta semana, a Somália tornou-se a primeira a receber um carregamento de 25 mil toneladas de grãos russos.

Moscou está enviando grãos para seis países africanos necessitados e alguns navios já estão descarregando nos pontos de destino, disse nesta segunda-feira (4) o presidente Putin.

“A propósito, quero dizer que navios com grãos russos estão sendo enviados para seis países para ajudar esses países que precisam de alimentos. Alguns navios já estão sendo descarregados, alguns estão agora no mar, alguns estão sendo carregados em portos russos”, disse Putin durante cerimônia com novos embaixadores no Kremlin.

Em 18 de julho, a Iniciativa dos Grãos do Mar Negro, que previa um corredor humanitário para permitir as exportações de grãos ucranianos durante o ano passado, expirou, uma vez que a Rússia não renovou a sua participação no acordo. Moscou enfatizou que o componente do acordo relativo à facilitação das exportações russas de cereais e fertilizantes não foi cumprida. O Kremlin então passou a elaborar um plano tendo em conta as necessidades dos países mais necessitados de alimentos. (Sputnik).

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/russia-comeca-a-enviar-primeiros-lotes-de-graos-gratuitos-para-nacoes-africanas-em-dificuldades