Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Rússia destrói maior usina elétrica de Kiev

Ataque acontece enquanto presidente Volodymyr Zelensky acusa seus aliados ocidentais por “fecharem os olhos” à necessidade de mais defesas aéreas para Ucrânia.

A Rússia destruiu na manhã de hoje a maior central elétrica de Kiev enquanto o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusa seus aliados ocidentais por “fecharem os olhos” à necessidade do seu país de mais defesas aéreas.

A central térmica de Trypilska, que fica 50 km a sul de Kiev e até agora estava protegida por defesas aéreas, foi completamente destruída no ataque, disseram autoridades do país, segundo o “Financial Times”. A usina fornecia eletricidade a milhões de pessoas nas regiões de Kiev, Cherkasy e Zhytomyr.

De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, foi possível interceptar apenas 18 dos 42 mísseis de cruzeiro e balísticos que visavam instalações de energia críticas em cinco regiões do país.

“Todos os nossos vizinhos europeus e outros parceiros veem a necessidade crítica da Ucrânia de sistemas de defesa aérea”, disse Zelensky num comunicado matinal. “Precisamos de sistemas de defesa aérea e de outros tipos de assistência de defesa, e não apenas fechar os olhos e ter longas discussões.”

Nos últimos dias, o presidente ucraniano tem intensificado seus avisos de que o país poderá em breve ficar sem munições de defesa aérea sem a aprovação rápida de um pacote de assistência militar de US$ 60 bilhões proposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

FONTE: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/04/11/rssia-destri-maior-usina-eltrica-de-kiev.ghtml