Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Rússia quer colocar armas nucleares no espaço, alerta Congresso dos EUA

Após o aviso, o assessor de segurança nacional de Joe Biden, Jake Sullivan, informou que já tinha uma reunião marcada para quinta-feira com os principais legisladores de inteligência do país.

O presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Estados Unidos, Mike Turner, emitiu nesta quarta-feira um aviso incomum sobre “uma séria ameaça à segurança nacional”, anunciando que disponibilizou a todos os membros do Congresso informações sobre a suposta ameaça.

Segundo a mídia americana, o alerta teria a ver com o desejo da Rússia de colocar uma arma nuclear no espaço para possivelmente usá-la contra satélites, preocupando membros do Congresso que classificaram a situação como muito grave e sensível.

Em um comunicado, Turner requisitou que o presidente Joe Biden “desclassifique todas as informações relacionadas a essa ameaça, para que o Congresso, a Administração e aliados possam discutir abertamente as ações necessárias para responder a esta ameaça.”

Após o aviso, o assessor de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, informou que já tinha uma reunião marcada para quinta-feira com os principais legisladores de inteligência do país, se dizendo surpreso com a manifestação de Turner sobre o assunto antes do encontro.

“Não estou em posição de dizer mais nada hoje. Como eu disse, aguardo a discussão com (Turner) e, obviamente, a partir daí vamos determinar como proceder, mas estando aqui no pódio hoje, não posso compartilhar mais nada”, disse Sullivan em uma coletiva de imprensa, em que se recusou a dar mais detalhes sobre a ameaça.

FONTE: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/02/14/presidente-do-comit-de-inteligncia-da-cmara-dos-eua-alerta-sobre-sria-ameaa-segurana-nacional.ghtml