O presidente também expressou a prontidão da Rússia em retomar o acordo de grãos do Mar Negro.
O presidente russo, Vladimir Putin, proferiu um discurso por videoconferência no Fórum Empresarial do BRICS em Joanesburgo, África do Sul, nesta terça-feira (22). Destacando a importância da confiabilidade dos parceiros comerciais, Putin anunciou que a Rússia está reorientando suas rotas de transporte e logística em direção a parceiros confiáveis, incluindo os membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O presidente afirmou que a desdolarização entre os membros do BRICS é um processo irreversível, sublinhando o compromisso do bloco em reduzir sua dependência do dólar americano.
Putin enfatizou a determinação da Rússia em se tornar um fornecedor confiável de alimentos para a África, enquanto mencionava a saída da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, um projeto de exportação de grãos ucranianos. Ele reiterou que a Rússia continuará sendo um parceiro estável na oferta de alimentos para o continente africano.
O presidente também expressou a prontidão da Rússia em retomar o acordo de grãos se as obrigações para com Moscou forem verdadeiramente cumpridas. Ele também afirmou as negociações com parceiros africanos para o fornecimento de grãos de forma gratuita estão em estágio final.
No discurso, Putin destacou a importância de abordagens mais equilibradas para as questões climáticas no cenário internacional. Ele enfatizou a disposição da Rússia em colaborar com os membros do BRICS para promover soluções mais equitativas na arena climática. Além disso, Putin convidou os membros do Conselho Empresarial do BRICS a participar do Fórum Econômico do Leste Russo.
FONTE:
https://www.brasil247.com/mundo/putin-declara-desdolarizacao-irreversivel-entre-os-membros-do-brics