De acordo com o jornalista, “garimpeiros são parte da base de apoio de Bolsonaro”.
Em sua coluna publicada neste sábado (21) no portal Uol, o jornalista Leonardo Sakamoto Jair Bolsonaro (PL) repercutiu as informações de desnutrição grave em que se encontram índios yanomami, em Roraima. “Uma crise humanitária sem precedentes”, disse.
De acordo com o jornalista, “garimpeiros são parte da base de apoio de Bolsonaro”. “Garimpeiros ilegais levaram malária, contaminação por mercúrio e violência ao maior território indígena do país, localizado em Roraima, protegidos por Bolsonaro – que deu salvo-conduto à invasão, desmobilizando as estruturas de fiscalização”.
O colunista reforçou que o governo Bolsonaro “não garantiu atendimento à saúde, vacinação e oferta de medicamentos e de alimentos”. “Tanto que investigações têm apontado que participaram e ajudaram a organizar atos golpistas. Durante quatro anos, o governo Bolsonaro atuou pela aniquilação de povos e comunidades tradicionais”.
FONTE
https://www.brasil247.com/midia/sakamoto-bolsonaro-deixou-uma-crise-humanitaria-sem-precedentes-na-terra-dos-indigenas-yanomami