Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Secretário de Defesa dos EUA admite que o país “ganha dinheiro com guerra”, diz mídia chinesa

O conflito Rússia-Ucrânia foi a guerra regional mais grave da Europa depois da Segunda Guerra Mundial.

Recentemente, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse numa reunião realizada na Casa Branca que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia trouxe “coisas boas” para a economia dos EUA. As armas enviadas para a Ucrânia foram fabricadas por trabalhadores de todo o país. Estes investimentos ampliaram a escala das instalações dos EUA e criaram oportunidades de emprego para os trabalhadores do país.

O conflito Rússia-Ucrânia foi a guerra regional mais grave da Europa depois da Segunda Guerra Mundial. Custou um preço elevado aos países envolvidos e à Europa, mas fez dos Estados Unidos o maior vencedor. Dos negociantes de armas aos vendedores de energia e de produtos agrícolas, todos obtiveram enormes lucros com o sofrimento do povo ucraniano.

Tomemos como exemplo os vendedores de armas norte-americanos. O Departamento de Estado dos EUA divulgou recentemente os seguintes dados: as vendas militares dos EUA para o exterior aumentaram 16% em 2023, atingindo o recorde de 238 bilhões de dólares norte-americanos.

Após o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, os Estados Unidos continuaram a aumentar a sua ajuda à Ucrânia, entre a qual a assistência militar tem o maior montante.

O dinheiro da guerra é uma riqueza ilícita, mas o secretário da Defesa dos EUA está bastante satisfeito com isso. Isto permite que o mundo externo veja claramente quão autoritários são os Estados Unidos ao fazer o mundo pagar pelos seus próprios interesses egoístas.

Nos mais de 240 anos da história desde a fundação dos Estados Unidos, houve apenas 16 anos sem guerra. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia é apenas mais um exemplo de como os Estados Unidos “usam a guerra para ganhar dinheiro” e “usam a guerra para manter a hegemonia”.

Isto deve lembrar às pessoas que, somente fortalecendo a força para salvaguardar a imparcialidade e a justiça internacionais, é que será possível  serem formados controles e equilíbrios eficazes contra a “máquina de guerra” dos EUA e, assim, a paz e o desenvolvimento mundiais poderão ser mais garantidos.

FONTE:

https://www.brasil247.com/china/secretario-de-defesa-dos-eua-admite-que-o-pais-ganha-dinheiro-com-guerra-diz-midia-chinesa?tbref=hp